Venda mais com uma plataforma de delivery online

Se você trabalha no ramo alimentício, seja com restaurante, hamburgueria, lanchonete e outros estabelecimentos do ramo, e deseja alavancar as suas vendas, este artigo é para você!

 

Mesmo no ramo da alimentação, é importante acompanhar a tecnologia e oferecer um diferencial para os seus clientes, e a possibilidade de pedir os alimentos e lanches pela internet é um diferencial e tanto.

 

Nesse sentido, vamos te explicar o que é uma plataforma de delivery online, como ela funciona, quais os tipos de plataforma e as vantagens de ter essa tecnologia em sua empresa.

 

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O que é uma plataforma de delivery online e como funciona?

De forma muito básica, a plataforma de delivery é o meio pelo qual a empresa do ramo alimentício pode colocar o seu negócio na internet, seja por um site ou por um aplicativo.

 

Exemplos disso são os aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats.

Dentro desta plataforma, você disponibiliza o seu cardápio e os alimentos que o seu empreendimento oferece, assim como as opções de entrega ou retirada, valores e descrição de cada produto.

 

O principal objetivo da plataforma de delivery é facilitar os pedidos e os pagamentos, possibilitando maior rapidez no atendimento e comodidade ao cliente no momento de consumir os produtos.

 

A maioria das plataformas de delivery funciona da seguinte forma: o cliente entra no site do seu estabelecimento, faz um cadastro com os dados pessoais como nome, endereço e um cartão de débito ou crédito, e isso depende dos meios de pagamento que você disponibiliza em sua plataforma.

 

Depois disso, o cliente acessa as opções de alimentos disponíveis para o consumo, realiza o pedido e escolhe se deseja receber o pedido ou retirar no estabelecimento, e escolhe também o método de pagamento, finalizando o pedido. 

 

Tipos de plataforma de delivery online

 

Como já dissemos, existem diversos meios de utilizar uma plataforma de delivery online, porém atualmente as mais populares são os aplicativos como o iFood, Uber Eats e Rappi.

Entretanto, estas plataformas podem não ser tão vantajosas devido aos custos e taxas que a empresa paga ao aplicativo.

 

No iFood por exemplo, existem dois modelos principais de planos para a empresa contratar: o Plano Básico e o Plano Entrega.

No Plano Básico, os restaurantes são responsáveis tanto pela produção quanto pela entrega dos pedidos. A mensalidade do aplicativo é de R$ 100, caso a empresa venda mais de R$ 1800 no mês.

Além disso, o restaurante tem como custos a taxa de comissão de até 12% sobre o valor de cada pedido, além das taxas de transação dos métodos de pagamento.

No Plano Entrega, os restaurantes são responsáveis apenas pela produção dos pedidos, e a entrega fica por conta de empresas parceiras do aplicativo. A mensalidade do aplicativo é de R$ 130, caso a empresa venda mais de R$ 1800 no mês.

 

Além disso, o restaurante tem como custos a taxa de comissão de até 23% sobre o valor de cada pedido, além das taxas de transação de acordo com o produto.

 

São muitos custos, não é verdade?

 

Para economizar nestes custos todos e ter um serviço tão eficaz quanto, você pode optar por desenvolver um aplicativo exclusivo para o seu estabelecimento, ou ainda criar um site específico e personalizado, que é pensado e desenvolvido por um profissional específico.

No caso dos sites, você pode escolher uma plataforma delivery semi estruturada ou totalmente personalizada, mas é importante ter em mente que quanto mais personalizada a plataforma, maior o valor do investimento.

 

Assim, é importante que você analise qual das soluções melhor se encaixa na sua necessidade, para fazer o investimento correto.

 

Vantagens de ter uma plataforma de delivery online

 

A implantação de uma plataforma de delivery tem muitas vantagens, e a principal delas é a automação dos processos de venda, além de elevar o negócio, já que ultrapassa as barreiras do mercado físico.

 

Outra vantagem da plataforma de delivery online é a agilidade nos pedidos. Quando você disponibiliza um site para o seu cliente realizar os pedidos, cria um sistema eletrônico, dispensando o uso de comandas de papel, e evitando aquele problema de perder comandas e confundir pedidos.

E o melhor: os pedidos são feitos de forma muito rápida, e chegam em minutos para quem irá preparar os pedidos.

 

Outra grande vantagem da plataforma de delivery é que o cliente não precisa baixar um aplicativo. Em muitos casos, o simples fato de ter que baixar um aplicativo e fazer login faz o cliente desistir do pedido, então quanto mais fácil, melhor.

Entretanto, é importante que você invista em uma plataforma segura, com uma interface simples, interativa e que tenha bom desempenho tanto nos navegadores de celular quanto do computador.

 

Além disso, em sua plataforma de delivery online você pode criar estratégias para fidelizar o seu cliente, criando campanhas e programas de fidelidade, cupons de desconto e outras vantagens, estimulando o seu cliente a consumir cada vez mais o seu produto, e acima de tudo, recomendar o seu negócio pela competitividade e comodidade no atendimento. Outra vantagem de ter a sua plataforma de delivery online é a possibilidade de complementar as suas redes sociais e fortalecer a sua presença digital, já que é possível fixar o link da sua plataforma em qualquer lugar, seja no WhatsApp, Facebook, Instagram, dentre outras redes sociais.

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