Passos importantes para criar uma agência de empregos

A cada dia que passa, as empresas estão procurando por melhores maneiras de reduzir seus gastos e melhorar seus lucros.
Elas ainda estão impulsionadas pela crise econômica atual e buscam todas as formas possíveis evitar perder e gastar dinheiro de maneira desnecessária.
Umas das atitudes que vem sendo tomadas é a terceirização do setor de Recursos Humano, principalmente na questão de novas contratações.
Cada vez é mais comum que as empresas contratem uma agência de empregos para fazer o processo seletivo para elas, ou seja, as empresas pagam para que uma agência focada em pessoas que procuram emprego faça a seleção dos candidatos.
Essas agências recebem as instruções e características que as empresas exigem e separam os candidatos de maneira que só fiquem aqueles que se encaixam realmente nas vagas disponibilizadas pela empresa.
Sendo assim, mais e mais agências de emprego estão sendo abertas no país, mas muitos que desejam abrir uma não sabem como proceder para iniciar.
Neste artigo serão esclarecidos os principais passos para que você possa criar uma agência de empregos.

 

Localização

A localização de sua agência de empregos deve ser em um local que permita um fácil acesso para os candidatos, um local que dificulta a chegada das pessoas será um grande problema.
O mais recomendado é que ela seja aberta em um centro comercial, onde haja um vasto nível de transporte público, tal qual locais de estacionamento nas imediações ou mesmo um estacionamento próprio.
O mais importante é que a localização da sua agência de empregos deve ser de fácil visibilidade, e de preferência em um lugar com uma vasta circulação de pessoas.

 

Estrutura

Essa área deve ser definida de acordo com o nível de circulação de sua agência. Ao criar uma agência de empregos você deve decidir se irá atuar preferencialmente no ambiente virtual ou no físico.
Se o principal meio de atender aos candidatos for por meio físico, você deve prover um ambiente de tamanho adequado.
Nele deve conter uma área principal logo na entrada, que sirva como recepção e sala de espera. É importante que o ambiente seja composto por bancadas ou mesmo carteiras de estudantes para que os candidatos possam preencher as fichas de inscrição.
É necessário também um ambiente com uma sala dedicada a aplicação de cursos profissionalizantes, caso seja o caso, e também para que sejam feitas entrevistas individuais ou coletivas.
Carteiras de estudantes também podem ser úteis para os casos de aplicação de cursos e dinâmicas de grupo. Também é necessário haver ao menos dois banheiros.
Por fim, deve haver uma sala destinada ao setor administrativo da sua agência de empregos. Deve ser uma sala que possa receber computadores e mesas de escritório.

 

Pessoal

Para que esse ambiente estrutural possa ser usado, é necessário fazer a contratação de alguns profissionais.
O essencial é que haja uma recepcionista, uma pessoa encarregada de cuidar da área administrativa, um auxiliar de serviços gerais, um psicólogo e um auxiliar.
A recepcionista será encarregada de todo o processo inicial, como o recebimento dos candidatos e o cadastro dos mesmos na agência.
A pessoa responsável pela administração deve gerir todos os processos da agência de maneira digital e garantir que tudo esteja correndo como planejado.
O auxiliar de serviços gerais ficará encarregado de manter o ambiente limpo.
O psicólogo e o auxiliar (pode ser um estudante em estágio) serão responsáveis por fazer o recrutamento e seleção dos candidatos.
Caso sua agência ofereça cursos profissionalizantes, também será necessário contratar um professor que aplique os cursos em questão.
O número de funcionários em cada setor deve variar de acordo com a demanda de candidatos recebidos, mas essas são as funções essenciais.

 

A Vipcom Sistemas é especializada na criação e desenvolvimento de sites para agência de empregos e portal de classificados de empregos, sendo assim, a Vipcom Sistemas criou e desenvolveu uma plataforma profissional que é capaz de suprir todas as necessidades da agência como criação de empresas, vagas de empregos, gerenciamento de profissionais e empresas, além de gerenciamento de planos para profissionais e planos para empresas. Clique aqui e veja todas as informações da plataforma V-Works, você também pode fazer um teste gratuito

 

Esses são alguns dos principais passos para criar uma agência de empregos, esperamos ter lhe ajudado!

Envie uma mensagem

Compre
pelo WhatsApp
Compre
pelo WhatsApp